Orquestra Jovem Social faz apresentação gratuita no Shopping Pátio Higienópolis em São Paulo

Orquestra Jovem Social faz apresentação gratuita no Shopping Pátio Higienópolis em São Paulo

Orquestra Jovem Social faz apresentação gratuita no Shopping Pátio Higienópolis em São Paulo

Apresentação da Orquestra Jovem Social, uma iniciativa que reúne crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social da região da Cracolândia, em São Paulo.

Comandada pela regente Paola Fachinelli, a orquestra que atualmente conta com bolsistas brasileiros, paraguaios, bolivianos e venezuelanos, apresentará um repertório eclético que passa pelo tema da Nona Sinfonia de Beethoven, trilhas de filmes como Moana e Piratas do Caribe, clássicos da MPB e canções natalinas.

Criada em 2020, e desenvolvida pelo PROMAC (Programa Municipal de Apoio a Projetos Culturais) da Secretaria Municipal da Cultura, com patrocínio da Falconi, a Orquestra Jovem Social é uma expressão tangível do compromisso da comunidade em utilizar a música como uma ferramenta transformadora. Ao oferecer educação musical gratuita, a iniciativa busca criar oportunidades para jovens que enfrentam desafios socioeconômicos, possibilitando o desenvolvimento de habilidades essenciais para o planejamento de uma vida bem-sucedida.

“A concepção da Orquestra Social nasceu em 2015, durante minha visita à cidade de Santa Cruz do Rio Pardo, no interior de São Paulo”, explica Fabiano Moreira, gestor do projeto. “Nesse momento, tive o privilégio de conhecer o maestro José Magalli Ferreira, que expressou o desejo de fundar uma orquestra voltada para jovens e crianças em situação de vulnerabilidade. Desenvolvemos o projeto naquela cidade e, empolgados com os resultados, trouxemos a iniciativa para São Paulo. Aqui, contando com a colaboração da regente Paola Fachielli, que já possuía experiência em projetos similares em países africanos, desenvolvemos um método de ensino inovador. Esse método visa oferecer gratuitamente oportunidades de aprendizado musical para crianças e jovens residentes na região da Cracolândia, na comunidade do entorno, como a favela do ‘Moinho’, e também para alunos das escolas estaduais da região.”

Com mais de 90 jovens músicos atendidos, entre os benefícios proporcionados pelo projeto, destaca-se não apenas o aprendizado musical, mas também o desenvolvimento de valores fundamentais, tais como disciplina, trabalho em equipe e autoestima. A Orquestra Jovem Social é também um espaço onde os participantes não apenas descobrem o potencial artístico, mas também constroem confiança e visão de futuro, permitindo a eles desenvolver também talentos e habilidades valiosas.