Orquestra Jovem Social

Contribuindo para a socialização através da arte.

O Desafio

Diante da realidade do centro de São Paulo, mudar a situação de moradores e transeuntes se tornou um grande desafio pelo impacto causado pela chamada Cracolândia, uma região onde poucos se sentem seguros de transitar e famílias se amontoam entre cortiços e invasões.

A Orquestra Jovem Social visa levar a este público uma oportunidade de se inserir socioculturalmente na sociedade a partir do conhecimento técnico musical levando o despertamento da sensibilidade através da prática de orquestra a atuação coletiva no fazer musical e artístico.

A INICIATIVA

O sonho de várias pessoas se cruzaram, onde o objetivo de formar uma orquestra com crianças filhos de usuários e moradores do entorno, pudessem ter acesso ao ensino de música de qualidade desenvolvendo habilidade técnica para a execução de instrumentos de orquestra.

Projeto da Maestrina Paola Fachinelli, encontrou na ACRIART o apoio para a execução em parceria com a associação da Pedra pra Rocha que oferece uma estrutura não só  de ajuda social, mas também de apoio às famílias e aos usuários da região. 

O IMPACTO

As famílias assistidas pela associação da Pedra pra Rocha e demais moradores desta região, foram impactados através das aulas coletivas de instrumento musical, como violino, viola orquestral e violoncelo, trazendo ainda mais perspectiva para estas vidas de um futuro brilhante, através das aulas práticas de orquestra onde de forma coletiva cada músico se torna único na construção do som harmonioso que transforma vidas fazendo que o universo emocional interior seja transformado pelo amor e pela arte

A MAESTRINA

Paola Fachinelli

Ingressou no Bacharelado em Música do Instituto de Artes da Unesp, graduando-se em Composição e Regência. Fez cursos de regência coral com maestro alemão Hans Peter Schurz, Naomi Munakata (SP) e regência orquestral com o maestro húngaro Lazlo Marosi da Universidade da Flórida, e como maestro português Osvaldo Ferreira, então assistente da Filarmônica de Berlim.

AGENDA DE EVENTOS