Projeto Raízes da Gastronomia
Transformando vidas por meio da música e capacitando jovens e famílias em situação de vulnerabilidade através da Orquestra Jovem Social.
Projeto Raízes da Gastronomia
O Projeto Raízes da Gastronomia é uma iniciativa sem fins lucrativos da ACRIART, realizada no Museu Interativo Nelson Silva Soares, em Costa Rica, MS.
Dessa forma, de 26 de junho a 28 de julho de 2024, o projeto trouxe à comunidade uma exposição sobre agricultura regenerativa, unindo tradições agrícolas e práticas sustentáveis, com foco em educação, inclusão e valorização cultural.
O projeto atraiu um público variado, incluindo estudantes e educadores de escolas municipais e estaduais da região, moradores locais e turistas interessados em agricultura regenerativa, além de grupos da terceira idade que participaram de visitas exclusivas com atividades voltadas ao público sênior.
Valorizar a Agricultura Regenerativa
O Projeto Raízes da Gastronomia teve como objetivo promover o conhecimento sobre agricultura regenerativa conectando a comunidade à sua cultura agrícola por meio de exposições e documentários sobre práticas sustentáveis e preservação ambiental.
Além disso, ofereceu educação e formação cultural com palestras e exibições para alunos e visitantes, reforçando o aprendizado em sustentabilidade e herança cultural.
Durante os 30 dias, o Projeto realizou visitas de alunos de escolas locais e do Projeto Florestinha, que contou com a exibição diária de um documentário sobre agricultura regenerativa — certificado como Produto Brasileiro pela ANCINE em 23 de julho de 2024 .
Também promoveu palestras e interações que incentivaram reflexões sobre práticas sustentáveis.
Divulgação e Acessibilidade
Para ampliar seu alcance, o Projeto Raízes da Gastronomia utilizou múltiplos canais de comunicação e garantiu acessibilidade plena.
Assim, a divulgação incluiu entrevistas em rádios e jornais locais, além de campanhas online.
Também foram distribuídos cartazes e flyers pela cidade e nas redes sociais, atraindo visitantes de diferentes perfis.
Importante ressaltar que o museu assegurou acesso facilitado para todos, incluindo pessoas com mobilidade reduzida.
Saiba Mais👇
No Blog da Acriart, você pode ler alguns artigos esclarecedores sobre acesso à cultura e a necessidade de todo ser humano em usufruir desse direito:
Entre moradores, estudantes, turistas e representantes de instituições culturais, o que demonstra o interesse da comunidade e a relevância do tema da agricultura regenerativa
Almanaques com conteúdos detalhados sobre práticas de agricultura regenerativa, seus benefícios para o meio ambiente e seu papel na preservação cultural, deixando um legado informativo
Foram mais de 70 dias de exposição do Projeto, permitindo que diversas instituições culturais, moradores, estudantes e turistas pudessem prestigiar ações para a Agricultura Regenerativa
Incluindo escolas públicas, ONGs e grupos comunitários, que trouxeram seus alunos e participantes para conhecer o projeto e acabou ajudando no processo de expansão e acessibilidade ao tema.